4ª aula (7ª Questão) (leia até o fim)
Comentários 1:
Sobre a afirmativa I: A altura de seu filho em função do tempo na
roda gigante
A altura do garoto, na roda gigante, em
relação ao solo, parte de um valor próximo de zero(altura mínima), momento em
que ele entra no assento. Atinge a altura máxima da roda gigante e volta ao
ponto mínimo de altura da roda gigante.
Portanto, GRÁFICO 2
Sobre a afirmativa II: A velocidade de seu filho em função do
tempo na gangorra,
Equilibrados os
dois lados da gangorra, a velocidade do garoto é zero.
Iniciam-se os movimentos, subida e
descida. Até o meio da subida há um aumento na velocidade, que começa a
diminuir, zerando na altura máxima (para haver uma mudança no sentido do
movimento).
Na descida a velocidade volta a aumentar,
em sentido contrário, passando pelo ponto de início da brincadeira (marco
zero), zerando ao fim da descida (para uma nova mudança de sentido).
Repetindo-se os movimentos, de acordo com a continuação da brincadeira.
Portanto, GRÁFICO 4
Sobre a afirmativa III: A velocidade de seu filho em função do
tempo no escorrega,
O garoto ajeita-se para
escorregar(repouso), inicia o movimento, sua velocidade aumenta, quase no fim
da descida, sua velocidade aumenta ainda mais, quando no fim do brinquedo, sua
velocidade diminui abruptamente, até voltar a zero.
Portanto, GRÁFICO 1
Sobre a afirmativa IV: A distância de seu filho até o centro
do carrossel, em função do tempo no carrossel.
A distância do garoto ao
centro do carrossel nunca muda. Portanto, GRÁFICO 6
Gabarito: LETRA D
O conjunto que melhor
representa as relações entre movimentos e gráficos é
a) R = {(I, 2), (II, 1), (III,
3), (IV, 6)}.
b) R = {(I, 1), (II, 2), (III,
3), (IV, 4)}.
c) R = {(I, 3), (II, 5), (III,
2), (IV, 1)}.
d) R = {(I, 2), (II, 4), (III, 1), (IV, 6)}.
e) R = {(I, 3), (II, 4), (III,
5), (IV, 6)}.
COMENTÁRIOS 2: (pra ganhar
tempo)
Todos tratam-se de função,
então eliminemos o GRÁFICO 3, que não representa uma função. Traçando-se retas
paralelas ao eixo y, algumas tocam a figura (o círculo) em mais de um ponto. em
conseqüência, elimine as afirmativas A, B, C e E, portanto, marque a alternativa D.
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