domingo, 13 de maio de 2012

PROBABILIDADE APLICADA À GENÉTICA


Considere uma característica genética determinada por um par de genes autossômicos, onde ambos os pais têm genótipo Aa e planejam ter 3 filhos. Calcule a probabilidade de que pelo menos uma das crianças tenha o genótipo aa.
a) 1/64                  d) 9/64
b) 27/64                e) 37/64
c) 3/64

COMENTÁRIO: LETRA E

Nesta questão é muito comum para os mais apressados e desatentos marcarem logo a letra (a) devido a formação no cruzamentos de indivíduos com genótipo mononohíbrido e heterozigoto.

Aa x Aa

Construindo o quadrado de Punnet:


Clareando os resultados: (AA 1/4) (Aa 2/4) ( aa1/4)

Um leitor incipiente pode muito bem fazer de forma equivocada a seguinte conta; sendo três filhos (aa) e com a probabilidade de ocorrência desta condição é ¼, então fica desta forma: ¼ para um, ¼ para o segundo e ¼ para o terceiro e como são eventos independentes é só multiplicá-los, tendo o valor final 1/64. Resposta confere com a alternativa na letra (a).

Embora parte deste raciocínio esteja correta quando se refere a eventos independentes, chamo-lhes a atenção para a leitura cuidadosa da questão a fim de extrair todas as informações de forma acertada e procedente. Vejamos!!! A questão pede a probabilidade de que pelo menos uma das crianças seja (aa) e não somente as três crianças, daí tem-se que, podemos ter somente uma criança (aa), duas crianças (aa) e as 3 crianças (aa). Essa informação é importantíssima, pois definirá as possibilidades de montagem para a resolução da questão.

Cruzamento:                   Aa x Aa

Construindo o quadrado de Punnet:


Observem que a partir deste cruzamento tem-se ¾ de chances de nascerem crianças sem ser (aa) e ¼ de chances de nascerem crianças com o genótipo homozigoto recessivo (aa). Podemos desenvolver os seguintes tipos de cálculos:

1º- usar a regra do complementar: se temos todas as possibilidades de um evento probabilístico não ocorrer, então falta-nos a probabilidade do seu complementar ocorrer para chegarmos a um percentual de 100%. Sabendo-se que a probabilidade do evento desejado não ocorrer é de ¾, então para satisfazer a condição de 3 nascimentos teremos a seguinte conjunção : ¾ x ¾ x ¾ = 27/64, este valor é relativo à probabilidade de não ocorrência do evento. Desta forma podemos resolver a questão assim:


2º- usar a lei binomial das probabilidades: como não há na questão o condicionamento ou ordenamento de posições no nascimento como nascer primeiramente crianças com genótipo (aa) ou secundariamente crianças com genótipo (AA), ou (Aa) – temos o que podemos chamar de eventos independentes não ordenados. Desta forma podemos resolver a questão assim:

Pelo menos 1 (uma criança com genótipo (aa) em três nascimentos)


Ou
Pelo menos 2 (duas crianças com genótipo (aa) em três nascimentos)


Ou
A situação das três crianças nascendo com genótipo (aa)


Como tais eventos são exclusivos, ou seja, para cada condição de nascimento ou ocorre(m):

Nenhum comentário:

Postar um comentário